FILOSOFIA DO KARATÉ

OSS!
"Se o adversário é inferior a ti, então porque brigar?
Se o adversário é superior a ti, então porque brigar?
Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreende...
Então não haverá luta.
Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui."

OSS!

O Karate-Do é uma Arte Marcial originada a partir das técnicas de defesa sem armas de Okinawa, e tem como base a filosofia do Budo japonês.

Através de muito trabalho e dedicação, ele busca a formação do carácter dos seus praticantes e o aprimoramento da sua personalidade.

Cada pessoa pode ter objectivos diferentes ao optar pela prática do Karate, que devem ser respeitados. Cada um deverá ter a oportunidade de atingir as suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter auto-confiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal.

Contudo, não deve o praticante fugir do real objectivo da arte. Aquele que só pensa em si mesmo, e quiser dominar técnicas de Karate somente para utilizá-las numa luta, não está qualificado para aprendê-lo, afinal, o Karate não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto. Integridade, humildade e auto-controle resultarão do correcto aproveitamento dos impulsos agressivos e dos instintos primários existentes em todos os indivíduos.

O objectivo do Karate é a perfeição da mente e do corpo!

O Karate-Do contribui para a formação integral do homem. Isso o diferencia daqueles que fazem do Karate uma prática puramente desportiva. "Tradição é um conjunto de valores sociais que passam de geração à geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, e que está relacionado directamente com crescimento, maturidade, com o indivíduo universal."

Hoje em dia, novos conceitos surgiram, e o Karate passou a ser analisado também sobre os seguintes aspectos:
Filosofia (Budo):

A Filosofia do Budo traduz-se pela busca constante do aperfeiçoamento, auto-controle e na contribuição pessoal para a harmonização do meio onde se está inserido.

A famosa expressão do Mestre Funakoshi - "Karate Ni Sente Nashi" - explica claramente o objectivo do Karate, ou seja, conter, controlar o espírito de agressão. O Karate caracteriza-se por procedimentos de respeito e de etiqueta.
Esse propósito de "anti-violência" pode ser muito bem expresso através do seguinte ensinamento:
 
"Se o adversário é inferior a ti,
então por que brigar?
Se o adversário é superior a ti,
então por que brigar?
Se o adversário é igual a ti,
compreenderá,
o que tu compreendes...
então não haverá luta.
Honra não é orgulho,
é consciência real do que se possui."